O que é Iniciação Científica?

Perguntas e respostas sobre IC

imagem com livros e caderno

O que é Iniciação Científica?

É a oportunidade para o aluno aprender a elaborar um trabalho científico, sob a orientação de um Docente. Além disso, o trabalho produzido poderá ser submetido à publicação e participação em eventos científicos, enriquecendo o currículo do aluno, principalmente nos processos de seleção para ingresso em Programas de Pós-Graduação stricto sensu.

Quando posso participar da Iniciação Científica?

Podem participar alunos matriculados no primeiro, segundo e terceiro ano de engenharia.

Como devo proceder para participar da Iniciação científica?

Inicialmente Você deverá procurar um tema, no âmbito da engenharia de produção, que lhe motive a desenvolver um estudo sobre o mesmo. Esse estudo será um aprofundamento teórico sobre o assunto, vários autores deverão ser pesquisados e irão compor o corpo teórico de seu trabalho. Nessa etapa Você pode (e deve) conversar com os Professores e/ou com a Coordenação, solicitando informações. Com o tema definido, procure um docente orientador para conduzi-lo na elaboração de seu projeto para ser submetido ao NAPEX, o Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão do UNIVEM (são duas chamadas ao ano, no primeiro e no último bimestre).

Quais os benefícios pela participação na Iniciação Científica?

O benefício primário é a oportunidade de aprendizado, porém, o aluno participante desfrutará de outros benefícios, como a atribuição de horas-atividades e a possibilidade de publicação do trabalho e a participação em eventos científicos.

Existe Bolsa remunerada para a Iniciação Científica?

Todo ano, o NAPEX (Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão) do UNIVEM seleciona alguns trabalhos de Iniciação Científica para a designação de Bolsa Remunerada (recursos do CNPQ) aos alunos. Os alunos bolsistas não poderão ter vínculo empregatício algum e deverão desenvolver o trabalho presencialmente no UNIVEM, com carga horária semanal de 20 horas. Caso um trabalho não seja selecionado para o recebimento de bolsa, poderá participar de novos processos de seleção para atribuição de bolsa.

A Iniciação Científica contribui para a elaboração do TC ?

Sim, contribui muito. Com os conhecimentos adquiridos na Iniciação Científica, fica muito mais fácil a elaboração de um segundo trabalho científico, neste caso, o TC. Além disso, se o tema escolhido para o TC estiver relacionado com o tema desenvolvido na Iniciação Científica, o aluno poderá utilizar o referencial teórico já elaborado, fazendo um aprofundamento sobre o assunto.

Mais informações com a Profª. Vânia (Coordenação) e com o Prof. Édson.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s